segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Comoção: Dentistas de Franca oferecem implante a jovem que teve dentes arrancados


         A situação do adolescente César Oliveira, de 17 anos, que se internou em um hospital público do Distrito Federal para extrair dois dentes, masteve todos os 28 arrancados comoveram os dentistas Giovani Rondon e Carlos Manilhas, coordenadores do curso de cirurgia dentária da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), de Franca, que se ofereceram para realizar os implantes para a recuperação da arcada dentária do rapaz.
         Rondon ficou sabendo do caso de César pelo Jornal Nacional e se sensibilizou com a situação do jovem. "É um caso comovente. Nós lidamos muito com essa situação, mas em pacientes mais velhos. Sabemos a importância de devolver a dignidade a essas pessoas", afirmou. O dentista se comoveu ao saber que o rapaz não vai à escola e não tem conseguido se alimentar adequadamente desde que fez a operação, há cerca de um mês.
         César teve todos os dentes da boca arrancados sem seu conhecimento ou consentimento da família. A mãe do adolescente, Maria Oliveira, conta que, depois da cirurgia, o médico disse que tinha descoberto uma doença na gengiva de César e que, por isso, retirou todos os dentes. Segundo Rondon, a importância da arcada dentária ultrapassa o aspecto estético.
         "É um problema funcional, psicológico e mastigatório. Mexe com a autoestima do paciente", diz Rondon. 
         A empresa Sin Implantes, também de Franca, se ofereceu para arcar com as despesas do tratamento e do transporte e hospedagem de César e de sua família na cidade, durante o tratamento e também durante o pós-operatório.
         O Conselho Regional de Odontologia de Brasília, que investiga o caso, também se comprometeu a fazer um tratamento completo de reimplantes dentários no adolescente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário